Qual sua função da barreira da pele do rosto?
A pele é o primeiro e principal escudo do nosso corpo contra as agressões externas. Este órgão, o maior do corpo humano, desempenha 5 funções distintas:
- Impede a penetração de moléculas potencialmente tóxicas na pele;
- Mantém as reservas de água com a ajuda do filme hidrolipídico, constituído por lípidos e água;
- Filtra os raios solares e limita a penetração dos UV, graças, em particular, à melanina. A pele mais escura e mais espessa desempenha este papel mais eficazmente do que a pele mais clara;
- Bloqueia a passagem de bactérias através do corpo e, por isso, tem uma função antibacteriana;
- Protege as células do stress oxidativo, destruindo os radicais livres de superfície.
E não é tudo! A pele desempenha também um papel metabólico, já que sintetiza a Vitamina D durante a exposição ao sol e regula a nossa temperatura interna através da transpiração.
Além disso, é um órgão sensorial essencial, com um grande número de terminações nervosas. É a função sensorial da pele que torna a nossa vida mais confortável e que também nos avisa de possíveis perigos através da percepção da dor.
Como é que se reconstrói uma barreira cutânea enfraquecida?
Como todos os outros órgãos do corpo humano, uma pele saudável é, antes de mais nada, uma pele bem nutrida. Para reforçar o seu filme hidrolipídico, é necessário fornecer ácidos graxos essenciais por via oral, como os óleos vegetais, os ômegas, as sementes, etc. Uma alimentação rica em frutos e legumes antioxidantes ajuda também a combater o stress oxidativo.
No que diz respeito à sua rotina de cuidados com a pele, é preciso adotar alguns hábitos! Veja alguns dos cuidados que separamos.
Produtos de cuidados da pele abrasivos, alcoólicos e agressivos: deixe a sua pele respirar!
O filme hidrolipídico da pele é vulnerável. Uma vez danificado, deixa de poder desempenhar a sua função protetora: O primeiro sinal deste desequilíbrio é frequentemente a desidratação, que mostra que a epiderme já não consegue conservar as suas reservas de água.
Os produtos de higiene e os esfoliantes agressivos ou utilizados em excesso estão entre as principais causas da desidratação, uma vez que perturbam o equilíbrio água-óleo na superfície da pele.
Assim, mesmo que a sua pele seja oleosa e propensa a imperfeições, é essencial dar preferências por produtos de higiene suaves, se possível sem ingredientes ativos e com um pH próximo do da pele. Desta forma, evita danificar a função de barreira da sua pele, permitindo que ela preserve os seus mecanismos naturais. Invista em produtos leves para sua rotina de skincare que não agridam a pele.